terça-feira, 12 de junho de 2007

RELIGIÃO E CIÊNCIA

RELIGIÃO E CIÊNCIA SÃO INCONCILIÁVEIS?

Não. A religião e a ciência são conciliáveis.
Pouco depois de Charles Darwin ter popularizado a teoria da evolução, muitas denominações chamadas cristãs começaram a procurar maneiras de conciliar sua crença em Deus com essa teoria.
Hoje em dia a maioria dos grupos religiosos “cristãos” de destaque parecem estar dispostos a aceitar a idéia de que, de alguma forma, Deus tenha usado a evolução para criar a vida. Alguns ensinam que Deus pré-progamou o Universo de tal modo que os seres vivos inevitavelmente evoluíssem de substâncias químicas sem vida e, por fim, produzissem o gênero humano. Aqueles que aceitam esse ensino, conhecido por evolução teísta, não acham que Deus tenha interferido no processo depois que este começou. Outros acreditam que Deus permitiu que a evolução produzisse a maioria das famílias de plantas e de animais, mas que ele interveio ocasionalmente para dar continuidade ao processo.
O que importa é que o fato de que a ciência e a religião sejam contraditórias em alguns pontos, a maioria dos cientistas acredita que haja um ser inteligente por detrás de toda a humanidade e sua criação.
Acreditar na teoria dos cientistas ou na religião em si independe de separações, pois ambas concordam que exista um planejamento.
O fato é que a religião é mais antiga e esclarecedora. O que deu base aos cientistas, os fazendo relacionar os fatos científicos com a força divina, conciliando a religião à ciência.
Os cientistas baseiam-se nas provas independentes de onde elas possam chegar. Os religiosos baseiam-se na bíblia. E hoje em dia os cientistas acabam por basearem-se no que a bíblia diz em busca de provas.


Sheilla Oliveira

Nenhum comentário: